Vamos começar?

este ambiente vamos trabalhar os conteúdos do curso de Física do primeiro ano do Ensino Médio. Nosso tema principal será a Mecânica Clássica, a parte da Física que estuda os movimentos dos corpos como entendido pelos Físicos até o fim do século XIX. Hoje o estudo do movimento é feito nos termos das três teorias da Mecânica: A Mecânica Relativística, a Mecânica Quântica e a Mecânica Clássica.

Quando os corpos possuem massas comparáveis às massas das estrelas ou se movimentam com grande velocidade, isto é, com velocidade próxima da velocidade da luz estamos no campo da Mecânica Relativística, cujos fundamentos foram inventados por Albert Einstein, nas primeiras décadas do século XX. Quando os objetos envolvidos possuem massas comparáveis às dos átomos e moléculas os Físicos trabalham com a Mecânica Quântica cujos fundamentos foram criados na mesma época por um grupo de Físicos entre os quais estava Albert Einstein, Max Plank, Neils Bohr e Werner Heisenberg.

Para a Mecânica Newtoniana, ou Mecânica Clássica, resta o estudo dos corpos com massas e velocidades na escala humana. Isto não é pouco! Envolve a grande maioria dos fenômenos do dia a dia. Mesmo nos cálculos necessários para a determinação das trajetórias das sondas e naves espaciais lançadas pela NASA, o que certamente não pode ser chamado de "coisa do dia a dia", ainda é o velho Newton quem dá as cartas. No centro dos nossos estudos estarão, portanto, as Leis do Movimento de Issac Newton, incluindo nesse conjunto a sua Lei da Gravitação Universal.

Na nossa escola o conteúdo a ser estudado está distribuído em dois fascículos e a cada um deles corresponde uma avaliação escrita. Para aprovação será necessário obter, em cada uma delas, o mínimo de sessenta por cento de aproveitamento. Feita a prova, você toma conhecimento da correção pelo CEJA - Virtual. Obtendo aprovação você deve se preparar para a prova seguinte estudando o próximo fascículo.

No entanto, não se apresse. O ritmo de estudos deve ser determinado por você, na medida exata de suas necessidades. As avaliações podem ser feitas a qualquer tempo, em qualquer dos três horários disponíveis: Manhã (a partir das 09h00min ), tarde ou noite (até as 21h00min).

Feita a primeira avaliação do fascículo, se não for obtido aproveitamento suficiente para aprovação, você tem direito a fazer uma nova prova. Claro, a nova prova será diferente, mas os conteúdos cobrados serão os mesmos. Se ainda assim, não for obtido aproveitamento suficiente você deverá procurar o professor para as aulas de orientação presencial. Neste caso, tenha certeza que será muito bem recebido.

Durante a Orientação você deve esclarecer as suas dúvidas e resolver os exercícios que serão propostos pelo professor. Após a orientação o professor o encaminhará para a terceira avaliação. Lembre-se: Se necessitar, procure o professor, a qualquer dia e hora, na internet ou presencialmente. Não faça as provas antes da hora, quando ainda tem dúvidas e não se sente seguro. Isto atrasará a conclusão do curso!

Então? Animado? Pronto para começar? Nós estamos. Vamos nos divertir estudando Física!

Recomendamos que você acesse o fascículo Um pelo link no fundo da página. Estude. Faça os exercícios. Se necessário consulte o professor para resolver as dúvidas restantes e, sentindo-se seguro, faça a prova.

Obtendo aprovação, passe para o fascículo dois. A qualquer dificuldade que tenha, não se acanhe, converse com o seu professor.

Antes de começar obtenha mais informações sobre o funcionamento do site acessando, pelo link da coluna ao lado, as orientações para o uso mais eficiente deste ambiente de estudos online.



   
   
   
  
   
   
   
   
   
   
   
   
Saiba como utilizar com mais proveito o Curso de Física do CEJA de Niterói    
   
    
      
   
   
    
  
    
                
   
Conheça as matérias do Curso de Física do CEJA de Niterói