Informações sobre o site.

ste site é construído por etapas. Inicialmente ele era o produto da dissertação para o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

Nesse trabalho é proposto do conceito de "Sala de Aula Ampliada", isto é, a sala de aula pensada como uma pequena comunidade de aprendizes e ampliada, no tempo e no espaço, pelos uso intensivo das novas tecnologias de comunicação e informação, nos termos propostos pelo conceito de "terceiro entorno" de J. Echeverria.

Nesse produto de dissertação, foram tratados os conteúdos do primeiro ano do curso de Física do ensino médio e construído um sistema de acompanhamento online do uso que alunos fizeram do site. Se houver interesse do leitor, os códigos do site e do banco de dados a ele associado podem ser solicitados pelo e-mail abaixo.

O site é, portanto, uma iniciativa pessoal do autor da dissertação e de sua inteira responsabilidade. O texto da dissertação está disponível no site Portal CEFET-RJ ou diretamente no "Banco de dissertações defendidas". Para acessa-lo clique aqui. Procure pelo título "A sala de aula ampliada. Uma proposta de ensino da mecânica newtoniana para a EJA utilizando as novas TIC's".

Se desejar, o leitor poderá ter acesso ao produto dessa dissertação por este link.

A segunda etapa, esta que o leitor nos dá a honra da visita, é uma ampliação do trabalho para o segundo e terceiro ano do ensino médio. O site foi construído para atender as demandas do curso de Física do Centro de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA-Niterói), uma das unidades da Rede CEJA-RJ. Nesta instituição os cursos são oferecidos na modalidade semipresencial. O curso de nível médio certifica os jovens, e os adultos, que necessitam complementar a sua educação básica.

Nosso site é usado também pelos alunos da rede da Secretaria Estadual de Educação do estado do Rio de Janeiro, SEEDUC - RJ, nos colégios onde o autor trabalha como professor de Física.

Nossa intenção é construir uma nova abordagem dos conteúdos de Física que integre a história da ciência e as novas tecnologias da informação e comunicação. Ao mesmo tempo, nesta segunda etapa, pretendemos também oferecer aos nossos colegas professores de Física um ponto de encontro para discussão e compartilhamento de novas ideias, métodos e materiais sobre o ensino de Física.

Este site, como já foi afirmado acima, é uma iniciativa pessoal de um professor de Física do ensino básico. Isto impõe uma série de limitações. Entre elas a de se estar sempre "em construção", convivendo com páginas inacabadas e com um ritmo mais lento de trabalho.

Desde já pedimos desculpas pelos erros e pelas mudanças constantes. Estamos aprendendo a caminhar à medida que caminhamos.

Sugestões e críticas são bem-vindas e podem ser enviadas para o endereço abaixo.


André Luiz Ramos Ferreira.

andreluizramosferreira@yahoo.com.br




Dissertação.

A sala de aula ampliada. Uma proposta de ensino da mecânica newtoniana para a EJA utilizando as novas TIC's.

Professor orientador: Marco Antônio Barbosa Braga, D.Sc.

PPECM - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática




Unidade Maracanã do CEFET-RJ.

Avenida Maracanã, 229

Rio de Janeiro - RJ


         
   
  
   
   
         
Voltar para a página inicial