O que é eletricidade estática?



rofessor, o que é a eletricidade estática?

- No nosso curso, consideramos que um corpo possui carga elétrica quando nele existe um desequilíbrio entre o número de prótons e elétrons. Portanto, para nós um corpo eletricamente carregado com carga positiva tem falta de elétrons e com carga negativa tem excesso de elétrons.

Os elétrons podem ser retirados dos átomos por processos simples como o aquecimento e o atrito entre objetos. Assim, é comum encontrar corpos com falta ou excesso de elétrons. Esses corpos estão eletricamente carregados. Se esses corpos não são condutores, seus elétrons estão presos nos átomos, e o fenômeno é chamado de Eletricidade Estática.

Resumindo, podemos afirmar:

A Eletricidade Estática nada mais é que o acúmulo de carga elétrica num corpo. Esses corpos geralmente não são condutores elétricos.

Evidentemente, em situações em que as cargas podem se movimentar, formando "correntes de elétrons", não temos mais a Eletricidade Estática.

Logo abaixo apresentamos um vídeo de uma aula que aprofunda as informações sobre eletricidade estática. O vídeo tem como título "The science of static eletricity" e é disponibilizado pela TED-EDU, uma organização educacional americana. O vídeo foi produzido pela educadora Anuradha Bhagwat e a animação é do estúdio Artrake para a TED-Edu.



Ao assistir o vídeo não esqueça de acionar as legendas em português no botão localizado na parte inferior da tela.







Produção do vídeo The science of static eletricity de Anuradha Bhagwat para Ted - Lessons Worth sharing. Site sobre vídeos de palestras para educação.









  Voltar para página anterior