A Divina Comédia de Dante Alighieri


escritor, poeta e político italiano Dante Alighieri viveu no séxulo XIV. Ele foi o autor de uma das obras literárias mais influente da nossa civilização: o poema épico e teológico A Divina Comédia.

É interessante ressaltar que o termo "comédia" no título do poema se refere a uma história com final feliz em contraponto ao termo "tragédia", que se refere a uma história com final infeliz.

Dante é considerado um dos pais fundadores da língua italiana e seu poema se tornaria uma das mais influente obras da literatura mundial. O poema é dividido em três partes: Inferno, Purgatório e o Paraíso. A obra narra a viagem que Dante faz por pelos três "lugares" da cosmologia cristã.

A jornada começa pelo monte Purgatório. Nesta parte da viagem Dante é guiado pelo escritor romano Virgílio que o leva a visitar também o Inferno. A viagem termina no Paraíso, que Dante visita guiado por Beatriz, a sua eterna amada e musa inspiradora.

Dante adota na sua narrativa a cosmologia geocêntrica de Aristóteles e faz uma bela adaptação para o Cristianismo. O Museo Casa Di Dante expõe os "mapas" desses lugares que você pode acessar pelo site "Mundo de Dante".

Aqui temos o mapa do Paraíso. Ele se localiza acima da superfície terrestre. O paraíso é composto dos vários círculos dos Céus. Nessas esferas superiores, se encontra a morada de Deus. No Monte Purgatório está o Purgatório, onde as almas são purificadas e preparadas para entrar no Paraíso. Veja o mapa aqui.

Abaixo da Terra, nas profundezas do submundo, estão os vários círculos do Inferno cujo mapa você verá clicando Aqui


Veja abaixo a visão de vários artistas sobre a obra de Dante. Repare na iluminura de Gustavo Velho, cosmólogo português, sobre a cosmologia de Aristóteles. Observe a Terra e as esferas superiores. Clique nas imagens para amplia-las.

Retrato de Dante Alighieri. Iluminura de Gustavo Velho. Ilustração Gustave Doré. Dante e Beatriz no céu. Ilustração de Botticelli para divina comédia de dante.

- Repare como a cosmologia de Aristóteles é assumida pelo cristianismo e se integra à cultura da época. Na iluminura de Gustavo Velho mostrada acima observe que a Terra é representada como uma esfera já com os mapas da Africa e das Américas. O mapa foi criado em 1568.

Foi nesse contexto que Galileu e Copérnico realizaram o seu trabalho. Eles lutaram contra uma visão de mundo que harmoniosamente integrava religião e ciência na cultura da época.

Para mais informações sobre Dante e suas obras visite O mundo de Dante










Domínio Público - A biblioteca Digital Livre. Visite o portal aqui. A tradução para o português da Divina Comédia pode ser acessada aqui.



Informações via Open Culture - Faça o conhecimento livre a disponível a todos. Site de informações culturais. Informações sobre a Divina Comédia pode ser acessada aqui.



Projeto Gutemberg, um projeto para digitalização e disponibilização livre de livros digitais. Visite o site do projeto Gutemberg. Uma edição da Divina Comédia em italiano pode ser encontrada aqui.








  Voltar para página anterior