Unidade 01: O que é ciência, notação científica e unidades

Página de exercícios da unidade 01



om esta página de exercícios de revisão estamos concluindo os estudos da unidade 1 do fascículo 1. Nas aulas anteriores tratamos principalmente do método científico e das medidas de grandezas físicas.

Antes de prosseguir, faça os exercícios desta lista. Se necessário retorne aos textos das aulas para relembrar algum conceito.

Clicando nos botões da coluna lateral você encontrará várias dicas para ajuda-lo na tarefa.

Lembre-se:



Exercício 01

(CECIERJ - 2016 - Adaptado) - Certa vez um homem, como fazia frio, decidiu procurar material para atear fogo. À medida que ia trazendo objetos para sua fogueira, observava que alguns queimavam e outros não. Começou, então, relacionando os que queimavam e os que não queimavam.

Depois de algumas viagens, sua classificação continha as informações mostradas na imagem ao lado.

A partir desta lista, ele tentou encontrar uma regularidade que o guiasse na procura de novos materiais combustíveis, chegando à seguinte conclusão:

"Todos os objetos cilíndricos queimam".

a) - A frase descrita acima está associada diretamente a qual das etapas do método científico?

b) - Proponha um experimento que se contraponha à frase elaborada pelo homem.


Neste caso, temos um problema cuja solução é de interesse do homem: tornar a busca por material para a fogueira mais eficiente.

Ele trás vários objetos e observa se...


Ele traz vários objetos e observa se eles queimam ou não. Ao escolher os objetos ele obececeu a certos critérios (hipóteses). Quando joga os objetos no fogo ele realiza um teste (Queima ou não?).

Depois de vários testes ele chega a uma teoria:

"Todos os objetos cilíndricos queimam".

Resposta do item a: elaborar uma teoria.

Repare que usou a forma do objeto como critério de seleção. No entanto, o processo não acabou. Ele deve testar a teoria queimando, por exemplo, um objeto de madeira com outra forma.

Se ele queimar um objeto de madeira no formato de um paralelepípedo, certamente o objeto queimará. Isto indica que a sua teoria deve ser mudada. A mudança pode ser:

"Todos os objetos de madeira queimam.".

Como bom cientista, o homem deve continuar os testes e, eventualmente, queimar um objeto de papelão. Neste caso, a teoria vai mudar novamente:

"Todos os objetos de madeira e de papelão queimam".

Resposta do item b: queimar um objeto de madeira de outra forma.



Exercício 02

(IFCE - 2016 - Adaptado) - As duas primeiras etapas do método científico consistem em:

  1. - generalizar os resultados.
  2. - efetuar observações e medidas.
  3. - registrar dados.
  4. - elaborar explicações.
  5. - propor problemas e levantar hipóteses.

O trabalho científico exige, em primeiro lugar, a observação de algum fenômeno ou que se proponha algum problema para ser estudado.

Com base nestas observações...


Num segundo momento, com base nestas observações, o cientista cria hipóteses e, em seguida, propõe experimentos onde elas serão testadas.

A realização de experimentos e a generalização são os passos seguintes.

A opção correta é a da letra E.



Exercício 03

4. (UERN - 2013) - A metodologia científica está presente em todas as áreas do conhecimento, objetivando solucionar problemas do mundo real, assim como novas descobertas, através de resultados metodicamente sistematizados, confiáveis e verificáveis. Acerca desses objetivos e conceitos, é INCORRETO afirmar que:

  1. - a hipótese, quando confirmada por grande número de experimentações, é conhecida como teoria, embora nunca seja considerada uma verdade absoluta.
  2. - após realizar a dedução, não são necessárias novas observações ou experimentações, permitindo que se tirem, a partir desta dedução, uma conclusão sobre o assunto.
  3. - um aspecto importante da ciência é que os conhecimentos científicos mudam sempre e, com base nesses conhecimentos, novas teorias são formuladas, substituindo, muitas vezes, outras aceitas anteriormente.
  4. - ao formularem uma hipótese, os cientistas buscam reunir várias informações disponíveis sobre o assunto. Uma vez levantada a hipótese, ocorre a dedução, prevendo o que pode acontecer se a hipótese for verdadeira.

Não se trabalha com verdades absolutas em ciência. Toda teoria é por definição provisória.

O processo não termina. o teste...


O processo não termina. O teste de uma hipótese gera novos dados e observações que gera a dedução de novas hipóteses. Isto, por sua vez, gera novas conclusões que levam a um novo teste...

Logo, são sempre necessárias novas observações e toda conclusão será provisória.

A opção correta é a da letra B.



Exercício 04

Muitos remédios são tomados em doses menores que 1 mg (miligrama). Um comprimido de certo remédio tem 0,025 mg de uma certa substância. Com 1,00 kg desta substância, quantos comprimidos podem ser feitos?


A questão pede apenas uma mudança de prefixo da unidade de massa.

Neste caso, por uma simples...


Neste caso, por uma simples multiplicação verificamos que serão feitos 1.000 comprimidos com 25 mg.

Por outro lado, 1,00 kg equivale a 1.000.000 mg. Então, dividindo esse total por 25, temos que podemos fabricar 40.000 lotes de 1.000 comprimidos com essa quantidade.

Logo, no total, podemos fabricar 40.000.000 comprimidos desse remédio.



Exercício 05

Calcule as potências a seguir:


Recorde as regras de multiplicação para potências de mesma base dadas na aula.

Assim o cálculo...


Assim o cálculo fica:



Exercício 06

Calcule as potências a seguir:


Recorde as regras de multiplicação e da divisão para potências de mesma base dadas na aula.

Assim o cálculo...


Assim o cálculo fica:



Exercício 07

Na imagem ao lado é mostrada a escala de um velocímetro calibrado em quilômetro por hora (Km/h).

Observe com atenção e faça a leitura de velocidade que esse velocímetro marca, anotando o resultado no seu caderno.


Observando a indicação do ponteiro do mostrador verificamos que ele indica um valor entre 120 e 160 km/h.

Devemos em seguida ler as marcações mais....


Devemos em seguida ler as marcações mais internas da escala. Existem três divisões, elas marcam 130, 140 e 150 km/h. O ponteiro está próximo de 140 km/h. A leitura é, então, de 140 km/h. No entanto, a leitura ainda não está completa : falta o algarismo duvidoso.

Temos o direito de fazer uma leitura entre as marcações mais internas (entre 140 e 150). Como, neste caso não existe uma marcação, já vimos que o algarismo que iremos escrever é obtido por estimativa, isto é, "no olho". Este é o algarismo duvidoso.

Como o ponteiro está muito próximo da marcação "140" escrevemos 140,0 km/h. Repare que escrevendo 140,1 km/h também seria aceitável, pois, como vimos, o último algarismo é duvidoso.



Exercício 08

(CECIERJ - 2014 - Adaptado) - No dia 31 de outubro de 2010, cerca de 135 000 000 eleitores brasileiros decidiram mais um capítulo da história de nossa nação. Nessa ocasião, pela primeira vez, o cargo da presidência da república foi ocupado por uma mulher.

Escreva em notação científica a quantidade de eleitores brasileiros que participaram das eleições de outubro de 2010.


Recorde as regras vistas no texto da aula e coloque em notação científica.

Teremos então....


Deslocando a vírgula oito casas decimais para a esquerda, teremos a seguinte resposta:

O número de eleitores que participaram da eleição foi de 1,35 × 108.



Exercício 09

Mude os prefixos das medidas físicas a seguir conforme indicado:

  1. -) 0,032 m2 para cm2.
  2. -) 5700 ml para l.
  3. -) 0,0004 cm3 para mm3.
  4. -) 8,2 kwh para wh.
  5. -) 73200 V para kV.
  6. -) 200 s para min.

Recorde as regras no texto da aula e desloque a vírgula para a esquerda ou direita como for adequado.

Teremos então....


Teremos então a seguinte resposta:

  1. -) Quatro casas para a direita ⇒ ⇒ 320 cm2.
  2. -) Três casas para a esquerda ⇒ ⇒ 5,700 l.
  3. -) Duas casas para a direita ⇒ ⇒ 0,4 mm3.
  4. -) Três casas para a direita ⇒ ⇒ 8.200 wh.
  5. -) Três casas para a esquerda ⇒ ⇒ 73,200 kV.
  6. -) 3 min 20 s.


Exercício 10

Coloque as medidas físicas a seguir na notação científica:

  1. -) 0,032 m2.
  2. -) 459.700 ml.
  3. -) 0,0004 cm3.
  4. -) 38,2 kwh.
  5. -) 73200 V.
  6. -) 0,000000101 m.

Recorde as regras vistas no texto da aula e coloque em notação científica.

Teremos então....


Teremos então a seguinte resposta:

  1. -) 3,2 . 10 -2 m2.
  2. -) 4,59700 . 105 ml.
  3. -) 4 . 10 -4 cm3.
  4. -) 3,82 . 101 kwh.
  5. -) 7,3200 . 104 V.
  6. -) 1,01 . 10 -7 m.


Com esta lista de exercícios de revisão terminamos o estudo da unidade 1 do fascículo 1.

Na próxima aula iniciaremos o estudo da unidade 2 que tratará da parte da Física chamada Cinemática, isto é, o estudo do movimento dos corpos materiais.

Seria de grande proveito se você resolvesse também os exercícios do fascículo impresso que se encontram na lista do final da unidade 1.



Material Complementar


   
   
   
  
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Dicas para resolver exercícios
         
   
      
   
   
   
    
      
   
   
Regra de sinais para as operações matemáticas