Unidade 01: O que é ciência, notação científica e unidades

Seção 02: Ciência e Tecnologia



ecnologia e ciência são campos distintos do conhecimento humano. Isto se dá pelo fato da Tecnologia estar associada a aplicação do conhecimento produzido pela ciência. No entanto, esta associação entre Ciência e Tecnologia é bastante recente.

Assim, se considerarmos a Tecnologia como a arte de fabricar instrumentos e ferramentas, ela é muito mais antiga que a ciência. A Tecnologia atende as necessidades práticas: Como construir uma ponte de maneira mais econômica? Como colher o grão de forma mais eficiente? Como construir navios maiores? Como fabricar armas?

A Tecnologia esteve associada ao trabalho dos artesãos. A ciência, por sua vez, está associada à criação de Princípios Gerais sobre o que são e como funcionam as coisas e fenômenos que vemos a nossa volta.

Observe a gravura abaixo. Ela mostra uma prensa de azeite acionada por um parafuso de madeira com rosca infinita que já era utilizado pelos antigos gregos. Nos anos finais da Idade Média equipamentos desse tipo (cunhas, polias, engrenagens, rodas dágua, eixos, etc.) eram usados por toda Europa.

O próprio Galileu, um dos pais fundadores da Física, frequentava essas oficinas de artesãos e eles, certamente, influenciaram o seu trabalho.

Os inventores desses equipamentos e processos não tinham uma teoria por trás do seu trabalho. Em todas as civilizações, os artesãos usaram, e usam até hoje, o método de "tentativa e erro". Ou seja, se temos um problema e uma ideia de como resolvê-lo providenciamos uma solução.

Em seguida, testamos, se não funciona, tentamos novamente de um jeito diferente. Deste modo a tecnologia dos povos da Antiguidade foi construída.

A Ciência, por sua vez, se desenvolveu associada a Filosofia, isto é, sem preocupações com a aplicação de suas teorias. Foi somente na Idade Moderna que as duas iniciaram um caminho de aproximação que acabou por levar a esta relação íntima dos dias de hoje.



Ciência e Tecnologia na atualidade

Atualmente, a Ciência e a Tecnologia se apresentam tão ligadas que, na sabedoria popular, são confundidas uma com a outra. No entanto, elas são campos diferentes da atividade humana.

A Ciência está ligada a invenção de Princípios Gerais sobre o funcionamento da natureza e não se preocupa com a utilidade prática desses princípios.

Por outro lado, podemos pensar a Tecnologia como a "Arte de fazer". No entanto, não é comum hoje em dia que se utilize o método de tentativa e erro nos processos de fabricação de instrumentos e equipamentos como fizeram os artesãos desde a antiguidade e continuam fazendo nos dias de hoje.

A atividade artesanal evoluiu para a indústria e esta utiliza em larga escala os produtos da pesquisa científica. Na Física, por exemplo, é comum a divisão em Física Pura, quando se quer referir à procura de princípios gerais; e Física Aplicada, quando nos referimos à pesquisa que visa a criação de processos e produtos para a indústria.

A Ciência e a Tecnologia não são campos totalmente separados. O progresso de uma frequentimente alimenta o desenvolvimento da outra. As teorias científicas fundamentam o desenvolvimento de novas instrumentos e aparelhos e estes, por sua vez, proporcionam o desenvolvimento de novas teorias e, em alguns casos, possibilitam a criação de campos de pesquisa completamente novos.

Por exemplo, as teorias sobre a luz, que compõem um campo da Física chamado Ótica, possibilitaram a criação de melhores microscópios. Estes, quando aplicados na Biologia, criam as condições para o estudo dos seres microscópicos (bactérias e vírus) e, com isto, abriram caminho para a Microbiologia.



Uma vez que já possuímos informações sobre o que é a Ciência e a sua irmã, a Tecnologia, na próxima aula vamos estudar um pouco mais sobre como se faz a ciência na prática. Vamos falar sobre o "método científico".

Se desejar, clique no botão abaixo e leia o resumo do conteúdo desta seção.



Resumo das principais ideias desta seção

  1. A Ciência esteve ligada a filosofia, ou seja, a criação de princípios gerais sobre o funcionamento do mundo;
  2. A Tecnologia, na antiguidade, esteve ligada à atividade dos artesãos que trabalham pelo método da "tentativa e erro";
  3. Atualmente, a Ciência está ligada a criação de teorias gerais sobre a natureza sem procupações imediatas com sua aplicação;
  4. Hoje em dia, a Tecnologia está ligada a fabricação de instrumentos e equipamentos. Para isto ela aplica as teorias desenvolvidas pela ciência;
  5. A Ciência e a Tecnologia estão intimamente ligadas. Uma alimenta a outra e promovem o seu desenvolvimento mútuo.

Material Complementar


   
   
   
  
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Dicas para resolver exercícios
         
   
      
   
   
   
    
      
   
   
Homo habilis:
nascimento da tecnologia