Orientações para o uso mais eficiente do Site.


ara aproveitar ao máximo este curso leia com atenção as recomendações a seguir.

Nosso curso é estruturado em três níveis: o nível azul, o nível verde e o nível vermelho. Eles estão identificados pelas cores da barra horizontal colocada no alto de cada página.

O nível azul é o nível da narrativa e apresenta as notas de aula sobre os conteúdos das seções dos fascículos. Eles seguem a ordem em que aparecem nos fascículos impressos. Você poderá acessar suas páginas pelo menu vertical colocado na coluna lateral.

Nesse menu vertical estão também os links para as páginas de exercícos de cada unidade e para a lista de autoavaliação do fascículo. Faça os exercícios dessa lista para verificar se já está preparado para a prova.

As páginas do nível verde apresentam os conteúdos complementares e as listas de exercícios de fixação. Elas são acessadas pelos botões "saiba mais" e "exercício de fixação", colocados ao longo do texto.

As páginas do nível vermelho tratam de assuntos que não serão cobrados diretamente nas avaliações, mas são importantes para o correto entendimento da Física. Essas páginas apresentam conteúdos referentes as artes e a outras ciências e que, de alguma maneira, estão ligados ao assunto tratado no fascículo. Elas são acessadas pelos botões da coluna lateral.

Por favor, não se deixe enganar pelo senso comum. As páginas do nível vermelho apresentam conteúdos que são importantíssimos para o seu aprendizado. Longe da ideia popular entre os alunos, a Física não é apenas um conjunto de procedimentos a serem decorados ou um conjunto de técnicas matemáticas.

A ciência que chamamos Física e que, até pouco tempo atrás, era chamada de Filosofia Natural é parte da cultura humana e foi inventada para ser um instrumento eficiente de procura por respostas aos desafios que a natureza nos oferece. Afinal necessitamos atender as necessidades de sobrevivência e aplacar a nossa imensa curiosidade sobre o mundo que nos cerca. Não é possível entender os conceitos da Física de forma isolada, sem a visão do conjunto e do seu contexto. Por isto as páginas do nível vermelho estão aqui.

Elas funcionam como uma janela, uma ligação que oferecem a você uma ideia das relações da Física com as outras ciências, com as artes, a filosofia e a religião. As ideias que originam os conceitos físicos com que trabalhamos não nascem no vazio, mas na interação, na influência mútua que cada um desses campos do conhecimento humano exercem na mente dos cientistas.

Existem ainda as páginas administrativas, na cor laranja, e as páginas de recordação de matemática, na cor azul-escuro.



Você realizará o seu estudo pelas páginas de nível azul cujo layout está descrito na imagem abaixo. Na parte superior está a barra cuja cor identifica o nível da página (azul, verde ou vermelho). A barra de navegação vertical vem logo abaixo, situada na posição lateral direita da página.

É pela barra de navegação vertical que você acessa as diversas unidades e seções do fascículo que está estudando. Para acessar as seções que deseja basta clicar sobre a unidade correspondente. Se você preferir estudar de forma ordenada, como se faz quando usamos o fascículo impresso, use a paginação do fundo da página.

Clicando no link "Objetivos" na barra de navegação vertical, você tem acesso aos objetivos de aprendizagem da unidade correspondente.

Quando estiver estudando navegue pelas páginas do nível azul como se estivesse navegando por um rio. Ao longo do texto você irá encontrar vários links para páginas de exercícios ou páginas que irão trazer informações complementares. Siga o links e depois retorne ao rio.

Na coluna lateral, à direita da página, estão localizados os links para as páginas de nível vermelho. Todas elas fornecem informações que aprofundam o seu entendimento ou apresentam temas culturais relacionados com o tópico de Física que você está estudando.


         
   
  
   
   
   
   
   
         
Voltar para a página de introdução