Sexta-feira, 01 de maio de 2015.

Físicos do Brasil - José Leite Lopes e César Lattes - Parte 01.

Nas primeiras décadas do século XX ocorreram profundas mudanças na história humana. Como exemplo citamos a crise econômica iniciada com a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929, as mudanças políticas que tiveram lugar com a ascensão do fascismo na Europa e do comunismo na Rússia

Este também foi o tempo das duas Guerras Mundiais e da consolidação dos impérios americano e soviético. A primeira metade do século XX foi uma época de grandes revoluções.

Na Física, este também foi um tempo de mudanças. Foram criadas a Teoria da Relatividade, para tratar do movimento a grandes velocidades e fornecer um novo entendimento da gravitação, e a Mecânica Quântica, para descrever o mundo em pequena escala.

Na Mecânica Quântica os físicos encontraram a ferramenta ideal para entender como a matéria é construída e quais os seus constituintes fundamentais. Começava aqui a construção do que hoje chamamos de Modelo Padrão das partículas elementares.

O Brasil não poderia ficar imune a essas turbulências. Por aqui vivemos a primeira fase da nossa vida republicana, o início do processo de industrialização e a Revolução de Getúlio Vargas na década de 1930. Em meio a tudo isto nasce a Física Brasileira.

É importante ressaltar que a Física Brasileira teve participação importante no desenvolvimento do Modelo Padrão das partículas fundamentais que naqueles anos estava em processo de construção. Neste trabalho destaca-se a participação de dois grandes físicos brasileiros: César Lattes e José Leite Lopes. É sobre as suas vidas e obras o documentário que apresentamos a seguir. Venha conhece-los.



A história da Física no Brasil começa no eixo Rio-São Paulo. Em São Paulo, ela nasce na Universidade de São Paulo, no ano de 1934, no então Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. No Rio de Janeiro, em 1935, no curso de Física da Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Distrito Federal.

A pesquisa em física no Brasil começa com trabalhos de grande importância na área das partículas elementares. Nas primeiras gerações de físicos brasileiros destaca-se a figura de Mario Schenberg. Você pode conhecer um pouco mais sobre ele consultando a sua página na Wikipédia. Para isto clique aqui.



O vídeo que estamos assistindo é uma produção da empresa Andaluz. A direção é de José Mariani e a narração de Arnaldo Antunes.



Para informações adicionais sobre o prof César Lattes consulte aqui a página do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) dedicada a ele.





Dos matemáticos citados acesse informações adicionais da Wikipédia sobre Theodoro Ramos clicando neste link e sobre Maurício Peixoto aqui.

Sobre o matemático Leopoldo Nachbin consulte aqui a sua página no IMPE (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Clique aqui e assista aos episódios finais do documentário e leia informações adicionais sobre os outros físicos citados no vídeo.





Fotografia dos professores César Lattes e Leite Lopes usada no topo da página: ver o site Mundo fisico da Universidade do Estado de Santa Catarina

Informação via: site Physics Act.

O vídeo foi disponibilizado pelo canal de Lucas A. Mortale: Canal Aprenda física, no Youtube.




Arquivo das postagens


19 de fevereiro - O Gerador...


20 de fevereiro - As partículas...


10 de março - A corrida para...


15 de março - A corrida para...


02 de abril - A gravitação no...


21 de abril - Mapas de todos...


10 de maio - Físicos do Brasil ...


28 de maio - O conceito de ...


16 de junho - Princípio de fun...


28 de junho - Devagar com o...


12 de julho - Muito além da...


26 de julho - Meteorologia:...


15 de agosto - Afinal, o que é...


29 de agosto - Le grand K...


13 de setembro - As ondas est...


05 de outubro - O espectro...


01 de novembro - O trabalho humano...


22 de dezembro - A matéria escura...


Postagens de 2016


Postagens de 2017


Postagens de 2018