Sábado, 30 de setembro de 2017

As contribuições do físico Richard Feynman para o ensino de Física


Richard Feynman foi certamente um dos mais importantes físicos americanos do século XX. Deu contribuições fundamentais para a área de Eletrodinâmica Quântica, onde introduziu os Diagramas de Feynman, um método visual que fornece uma maneira mais simples de se calcular as probabilidades de ocorrência das interações entre partículas.

Além disto foi um dos pioneiros na Computação Quântica, campo da Física onde introduziu o conceito de nanotecnologia. O seu trabalho em Eletrodinâmica Quântica, deu a Feynman o prêmio Nobel de Física, em 1965.

O professor Feynman teve também uma participação destacada no esforço de guerra americano. Ele foi um dos físicos do Projeto Manhathan, que projetou e construíu as duas bombas atômicas lançadas sobre o Japão nos meses finais da segunda guerra mundial.

Na década de 1950, Feynman esteve no Brasil, trabalhando com o físico Jayme Tiomno no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. Numa de suas visitas ao Brasil, Feynman lecionou para os alunos de graduação do Instituto de física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na década de 1960, talvez motivado pelas suas experiências em sala de aula no Brasil, Feynman mostra interesse pelo ensino de Física.

Desse trabalho pedagógico ficaram famosas as notas de aulas do curso introdutório de Física ministrado aos alunos do primeiro e segundo ano do Instituto de Tecnologia da California (Caltch), nos anos letivos de 1961-62 e 1962-63.

Essas notas de aulas deram origem a uma de suas mais conceituadas obras em ensino de Física, os três volumes das Feynman Lectures on Physics, publicado originalmente em 1963.

Se o leitor tiver interesse, é bom saber que existem, pelo menos, duas traduções para o português. A primeira com o título "Lições de Física", da Editora Artmed. A segunda, em quatro volumes, com o título Lições de Física de Feynman, da Bookman editores. A outra opção, para o leitor interessado, são os textos online da obra.

Um grupo de alunos e professores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) organizou-se para traduzir para o português os três volumes das Feynman Lectures on Physics. O trabalho está em andamento. Você pode consultar os capítulos já taduzidos na página do professor Everton Zanella. Clique aqui.

Por sua vez, os professores Michael Gottilieb e Rudolf Pfeiffer, com a aprovação do Instituto de Tecnologia da California (Caltech) e o apoio da comunidade de leitores, criaram e mantém o site The Feynman Lectures on Physics. Este site disponibiliza, para leitura online, o texto completo dos três volumes das lectures de Feynman. Você poderá acessa-lo através deste link. Atenção: após acessar a primeira página clique no link Read.

Resumo dos links:

Os três volumes da Feynman Lectures on Physics em inglês para leitura online.

Lectures em inglês.

Os três volumes da Feynman Lectures on Physics em português para leitura online. Trabalho em andamento.

Lectures em português.






Na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, é realizada anualmente uma série de palestras abertas ao público, chamadas de Messenger Lectures. Em 1964, Feynman foi convidado a ser o palestrante. Ele escolheu falar sobre as características das leis da Física.

Nesta série de sete vídeos (duração média de 50 minutos cada um) Feynman nos fala da lei da gravitação universal, das simetrias das leis físicas, dos princípios de conservação, do tempo, da relação entre matemática e física e da Mecânica Quântica.

Se o colega professor desejar, poderá assistir os vídeos dessa série de palestras e assim ter uma ideia do estilo de Richard Feynman de se comunicar com o seu público. Clique aqui









A Universidade de Cornell, situada no estado de Nova York, Estados Unidos, disponibiliza no seu site Cornellcast uma série de vídeos de divulgação científica.


Arquivo das postagens


Postagens de 2015


Postagens de 2016


28 de janeiro - O processo de...


25 de fevereiro - O bóson de...


25 de março - Cristovão Colombo e...


30 de abril - Uma demostração...


27 de maio - O Terminador, a linha...


30 de junho - O experimento de...


30 de julho - Mama África: os...


3 de setembro - Padre Lemaître, o...


10 de novembro - Os conselhos de...


24 de dezembro - O planeta Vulcano...


Postagens de 2018