Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2016.

O funcionamento do olho humano.

A maior parte das informações sobre o mundo exterior nos chegam através de ondas eletomagnéticas. Nosso corpo pode detecta-las pela pele quando elas estão na faixa de frequência do infravermelho - as chamadas ondas térmicas.

No entanto, nosso principal detector de ondas eletromagnéticas são os olhos que, em termos físicos, funcionam como máquinas fotográficas acopladas a um grande processador de imagens, o cérebro. A imagem acima mostra o movimento da pupila, o elemento do olho que controla a intensidade da luz que atinge a retina. Quando a intensidade é baixa a pupila se dilata, propiciando a entrada de mais luz. Quando a intensidade luminosa é alta ela se contrai, diminuindo a quantidade de luz que entra no olho.

Abaixo apresentamos um guia sobre o funcionamento do olho humano. Ele foi disponibilizado no blog da empresa Vision direct.



O olho é o órgão que regula o sentido da visão, o que nos permite interpretar as formas, as cores e as dimensões dos objetos do nosso entorno. Os olhos processam a luz que é refletida ou emitidas por esses objetos.

Este guia irá levá-lo, passo a passo, através do processo visual e, no caminho, apresentará o papel desempenhado por cada uma das partes bem como as ligações entre elas.

Clique sobre a imagem abaixo para ter acesso ao guia.

O funcionamento do olho humano

O guia é composto de três partes:

  1. anatomia do olho. Passe o mouse sobre a imagem para obter as informações;
  2. como nós vemos. Ajuste o controle para variar a intensidade da luz;
  3. o cérebro interpreta a imagem.

Anatomia do olho.

Os principais elementos e suas funções:

Córnea (Cornea) - Uma canada transparente que cobre a pupila e a íris. Ela recebe e focaliza a luz que atinge o olho.

Pupila (pupil) - É o círculo preto que nós vemos no centro dos olhos das pessoas. Uma importante função da pupila é controlar a quantidade de luz que atinge a retina. Num ambiente com muita luz, a pupila se retrai, diminuindo a quantidade de luz. Quando há pouca luz no ambiente a pupila se expande e com isto aumenta a quantidade de luz que entra no olho.

Cristalino (Crystalline lens) - É uma lente convergente biológica que focaliza a luz na retina. Tem a capacidade de ajustar a sua curvatura o que lhe permite variar a distância focal e a nós a enxergar objetos tanto a curta como a longa distância.

Retina (Retina) - Consiste em um fino tecido nervoso que reveste a parede interna do olho e atua como um filme dentro de uma máquina fotográfica. Ela possui as células fotoreceptoras - cones e bastonetes - que detectam a luz e transmitem os sinais para o cérebro.

Nervo ótico (Optic nerve) - Feixe de nervos que transmite as imagens detectadas pela retina ao cérebro.

Corpo Vítreo (Vitreous Humour) - Líquido gelatinoso que preenche a cavidade ocular.

Íris (Iris) - A parte colorida do olho. É um feixe de células musculares que tem a função de controlar o tamanho da pupila e com isto regular a quantidade de luz que atinge a retina.

Como nós vemos. Ajustando o foco.

O cristalino trabalha como uma lente que tem a função de focalizar a luz sobre a retina. Ele, pela ação da Íris, muda de forma alterando a sua curvatura. Isto permite mudar a distância focal e, assim, manter a imagem focada sobre a retina. Repare que a imagem resultante aparece de cabeça para baixo.

O cérebro interpreta a imagem.

Quando os raios de luz atingem as células sobre a retina, elas os transformam em impulsos elétricos que são encaminhados pelo nervo ótico (optic nerve) para o cérebro e aí são processados. O resultado desse processamento são as imagens que vemos.







Pelo currículo mínimo para o ensino médio no estado do Rio de Janeiro, a ótica é ensinada no segundo e as ondas eletromagnéticas devem ser tratadas no terceiro ano. O quia é útil nos dois momentos. Ele é excelente como apoio visual para uma aula de explicação do funcionamento do olho humano e como um exemplo de uso das lentes convergentes.

Serve também para ser usado numa aula interdisciplinar com a biologia.






Estas informações foram originalmente encontradas no site TeachersFirst. Este site oferece informações, planos de aulas e fontes web com material sobre ensino e aprendizagem para professores. O blog da VisionDirect pode ser acessado por aqui.


Arquivo das postagens


Postagens de 2015


10 de janeiro - A garrafa de...


16 de março - As ondas gra...


10 de abril - O movimento...


08 de maio - Qual o verda...


05 de junho - O tamanho re...


20 de julho - Desenvolver o...


30 de agosto - Construção do...


12 de outubro - Ferramenta online...


27 de novembro - Revelando as...


29 de dezembro - Issac Newton: o últ...


Postagens de 2017


Postagens de 2018