Domingo, 10 de janeiro de 2016.

A garrafa de champagne e um coração na caixa.

O velho ditado, "uma imagem diz mais que mil palavras", expressa uma verdade quando aplicado às atividades de comunicação entre pessoas, especialmente nas situações de ensino-aprendizagem.

Nesses casos, quando se quer esclarecer certos conceitos, o processo se torna mais eficiente com o uso de imagens. Sejam elas estáticas ou em movimento.

As modernas tecnologias de informação e comunicação (TIC'S) potencializaram o emprego desse recurso. Existem diversos tipos de formatação de imagens para a internet. Um dos mais usados é GIF, um recurso de distribuição e exibição de imagens barato e de fácil transmissão. Um GIF animado, por exemplo, reune as vantagens da fotografia com algumas características dos filmes.

O formato GIF (Graphics Interchange Format) de imagens digitais facilita a troca de imagens de arquivos, pois cria arquivos de tamanho reduzido. As chamadas "Gif's animadas" nada mais são que imagens GIF compactadas numa só imagem. Isto permite simular uma aminação. Nesse formato cada imagem estática recebe o nome de "estado".

Nas GIF animadas desta postagem, a primeira é composta de 36 estados e a segunda de 32 estados.



A sequir apresentamos duas GIF animadas que podem ser usadas em situações de ensino. A primeira foi coletada nas redes sociais. Mostra a comemoração de um noivo na sua festa de casamento. Nas imagens ele tem a intenção de quebrar a garrafa de champagne contra a parede.

O objeto, no entanto, atinge a parede pela rolha que tampa a garrafa. Isto evita a sua quebra. O choque movimenta o líquido no interior da garrafa causando a liberação do gás e provocando um aumento na pressão interna. A terceira lei de Newton explica o movimento de retorno da garrafa.

Na segunda, temos um coração preparado para ser transplantado. Nos transplantes de coração, um dos fatores críticos para o sucesso do procedimento é o tempo. A Universidade da Califórnia está usando um equipamento chamado "coração na caixa". Este equipamento permite manter o coração funcionando enquanto é transportado até a sala de cirurgia.


A gif animada acima foi criada a partir das imagens do vídeo "Heart in a Box: UCLA patient's life-saving donor heart arrives -warm and beating- inside box", da Universidade da Califórnia - Los Angeles. O vídeo do YouTube pode ser encontrado aqui.








As imagens animadas mostradas acima podem ser usadas com proveito pelo professor como uma ilustração dos conceitos que aparecem na terceira lei do movimento, no primeiro caso; e como um exemplo do uso dos sinais elétricos pelos organismos biológicos, no segundo.

O download da gif animada pode ser feito clicando sobre ela com o botão direito do mouse e selecionando a opção "salvar imagem como" clicando com o botão esquerdo.

Atenção: Não deixe de selecionar o tipo da imagem como "gif".

A imagem do coração pode ser encontrada aqui.







Estas informações foram originalmente encontradas no site Txchnologist. Este site, patrocinado pela empresa GE, contém informações sobre tcnologia.


Arquivo das postagens


Postagens de 2015


03 de fevereiro - O funcionamen...


16 de março - As ondas gra...


10 de abril - O movimento...


08 de maio - Qual o verda...


05 de junho - O tamanho re...


20 de julho - Desenvolver o...


30 de agosto - Construção do...


12 de outubro - Ferramenta online...


27 de novembro - Revelando as...


29 de dezembro - Issac Newton: o últ...


Postagens de 2017


Postagens de 2018