Terça-feira, 22 de dezembro de 2015.

A matéria escura e a energia escura.

A matéria que conhecemos melhor e que, até bem pouco tempo atrás, julgavámos ser o único tipo de matéria que existia, é composta por átomos. Estes, por sua vez, são estruturas complexas construídas por partículas ainda menores: prótons, elétrons e neutrôns.

O mundo material é como é por que essas partículas interagem umas com as outras de acordo com determinadas propriedades que elas possuem. Por exemplo, as partículas possuem uma propriedade chamada massa gravitacional. Este fato dá origem a uma interação atrativa entre elas chamada força gravitacional.

Do mesmo modo, algumas dessas partículas possuem também uma outra propriedade chamada eletricidade ou carga elétrica. Existem dois tipos de eletricidade: a positiva e a negativa. Isto dá origem a uma interação atrativa entre partículas com eletricidade de tipos diferentes; e a uma interação repulsiva entre partículas com eletricidade do mesmo tipo. Essa interação é chamada força eletromagnética. Além destas duas propriedades, existem outras duas que dão origem às chamadas forças nucleares: a força nuclear forte e a força nuclear fraca.

As forças nucleares constroem os núcleos dos átomos; a força eletromagnética a matéria a nossa volta e a força gravitacional determina a estrutura e a forma dos planetas, das estrelas e das galáxias.

No entanto, estudos recentes sobre o comportamento das estrelas e galáxias mostram que existe alguma coisa, algum tipo de "força" se opondo à ação da gravitação. Por falta de nome melhor essa coisa é chamada energia escura. Do mesmo modo, existe algum tipo de matéria que não interage através da força eletromagnética com a matéria que conhecemos. É chamada matéria escura.

Segundo as estimativas mais recentes de tudo o que existe no universo 68% é emergia escura, 27% é matéria escura. Veja a imagem do topo da página. Ou seja, conhecemos apenas 5% do total do que imaginamos existir no universo. É muito pouco ou quase nada.



O vídeo apresentado acima, uma produção do canal Ted-Edu , mostra as características mais importantes daquilo que chamamos de matéria escura e de energia escura. O termo "escura" usado para nonear esses objetos quer apenas destacar o fato de que conhecemos muito pouco sobre eles.

Se necessário, clique no botão "Legendas/CC" para acionar as legendas em português.






O vídeo apresenta os conceitos de matéria escura e de energia escura. Vale ressaltar que essas teorias são muito recentes e, portanto, temos muito pouca informação sobre esse tipo de matéria e sobre esse tipo de energia. O professor certamente apreciará o resumo que o vídeo apresenta das teorias sobre a matéria desde a teoria dos cinco elementos de Aristóteles até o novo conceito de matéria escura. A apresentação deste vídeo aos alunos é um excelente meio de introdução aos conceitos da física moderna.

O vídeo "Dark matter: the matter we can't see". é uma produção de James Gillies para a Ted-Edu. O professor pode aprofundar o assunto e encontar dicas para desenvolver um plano de aula na página sobre este vídeo da Ted-Edu.







Produção do vídeo Dark matter: the matter we can't see de James Gilleies para Ted - Lessons Worth sharing. Site sobre vídeos de palestras para educação.




Arquivo das postagens


19 de fevereiro - O Gerador...


20 de fevereiro - As partículas...


10 de março - A corrida para...


15 de março - A corrida para...


02 de abril - A gravitação no...


21 de abril - Mapas de todos...


01 de maio - Físicos do Brasil...


10 de maio - Físicos do Brasil ...


28 de maio - O conceito de ...


16 de junho - Princípio de fun...


28 de junho - Devagar com o...


12 de julho - Muito além da...


26 de julho - Meteorologia:...


15 de agosto - Afinal, o que é...


29 de agosto - Le grand K...


13 de setembro - As ondas est...


05 de outubro - O espectro...


01 de novembro - O trabalho humano...


Postagens de 2016


Postagens de 2017


Postagens de 2018