Domingo, 5 de outubro de 2015.

O espectro eletromagnético.

O espectro eletromagnético é a coleção de todas as frequências possíveis das ondas eletromagnéticas. Essas ondas são estudas desde a antiguidade. Claro, o conceito de ondas eletromagnéticas não existia naquele tempo. Os antigos as entendiam apenas como "a luz". Os gregos, por exemplo, estudaram a luz e sabiam que ela se propagava em linha reta. Eles desenvolveram o que chamamos hoje de Ótica Geométrica.

Somente no século XVI, com os estudos de Newton, novas teorias sobre a luz apareceram. A principal delas é aquela na qual se entende a luz como composta de pequenas partículas. Na Teoria Corpuscular da luz um raio luminoso é formado por um feixe de partículas que se propaga em linha reta.

Para os estudiosos dessa época a luz era somente aquela percebida pelos nossos olhos, isto é, a luz visível. Hoje sabemos que essa luz visível é apenas uma porção de um espectro muito amplo de frequências, isto é, a luz com frequência situada no intervalo entre as da cor azul e da cor vermelha. No século XVII, no entanto, W. Herschel descobre os chamados "raios infravermelhos", um tipo de luz com frequências abaixo da frequência da cor vermelha. Esse tipo de luz não é percebida pelos olhos humanos.

Nessa mesma época, o físico holandês C. Huygens, propõe a chamada Teoria ondulatória da luz. Nessa teoria, a luz passa a ser entendida como uma onda. Em seguida, os físicos britânicos Maxwell e Faraday, associam a luz a uma onda eletromagnética e, tempos depois, H. Hertz, detecta as ondas eletromagnéticas de Maxwell e Faraday.

Logo após a detecção das "ondas de rádio" por Hertz, novos tipos de ondas eletromagnética são descobertos como os "raios X" e os "raios gama".

É importante enfatizar uma vez mais que todos esses fenômenos que mencionamos são "ondas eletromagnéticas". O que diferencia um tipo do outro é apenas a frequência da onda.

O vídeo mostrado abaixo, uma produção do canal Ted-Edu , apresenta o conceito de espectro eletromagnético e os comprimentos de ondas vísiveis e invisíveis para o olho humano. O leitor certamente notará a interessante explicação apresentada sobre o funcionamento do olho humano.



Se necessário, clique no botão "Legendas/CC" para acionar as legendas em português.






O vídeo apresenta os conceitos fundamentais sobre o espectro das ondas eletromagnéticas. Ele pode servir muito bem uma apresentação inicial dos conceitos físicos ligados às ondas eletromagnéticas. Vale destacar a parte do vídeo onde é apresentado os conceitos fundamentais sobre a visão humana.

O vídeo "Light waves, visible and invisible" é uma produção de Lucianne Walkowicz para a Ted-Edu. O professor pode aprofundar o assunto e encontar dicas para desenvolver um plano de aula na página sobre este vídeo da Ted-Edu.







Produção do vídeo The physicis of playing guitar de Oscar Fernandez Peres para Ted - Lessons Worth sharing. Site sobre vídeos de palestras para educação.




Arquivo das postagens


19 de fevereiro - O Gerador...


20 de fevereiro - As partículas...


10 de março - A corrida para...


15 de março - A corrida para...


02 de abril - A gravitação no...


21 de abril - Mapas de todos...


01 de maio - Físicos do Brasil...


10 de maio - Físicos do Brasil ...


28 de maio - O conceito de ...


16 de junho - Princípio de fun...


28 de junho - Devagar com o...


12 de julho - Muito além da...


26 de julho - Meteorologia:...


15 de agosto - Afinal, o que é...


29 de agosto - Le grand K...


13 de setembro - As ondas est...


01 de novembro - O trabalho humano...


22 de dezembro - A matéria escura...


Postagens de 2016


Postagens de 2017


Postagens de 2018