Domingo, 26 de julho de 2015.

Meteorologia: ventos, temperatura e pressão.

Os fenômenos atmosféricos são excelentes como exemplos dos conceitos que estudamos na teoria cinética dos gases e nas transformações causadas pelas variações de temperatura, pressão e densidade dos gases.

Atualmente, uma imensa quantidade de dados sobre a atmosfera a nível mundial são disponibilizados por agencias como a NOAA, National Oceanic and Atmospheric Administration, dos Estados Unidos. Isto e as modernas tecnologias da internet permitem a construção de sites que reunem esses dados e disponibilizam gráficos sobre o comportamento da atmosfera. Além disto, fornecem também previsões climáticas para qualquer lugar sobre a face da terra. Um exemplo desses gráficos pode ser visto na imagem acima.

Nesta postagem apresentamos um desses site. O Windyty.com é um projeto sem fins comerciais do esportista e programador Ivo. Os dados climáticos e as previsões são produzidos pela NOAA e atualizados quatro vezes ao dia. As imagens são produzidas por webcans da empresa MeteoBlue.

O site é basicamente um "mapa mundi" sobre o qual é sobreposto um gráfico animado com os dados sobre os ventos, ondas, pressão, temperatura, umidade do ar e chuvas na superfície e em várias camadas atmosféricas até 13,5 km de altitude. Para selecionar as opções desejadas use o menu do lado direito da tela.

As medidas das grandezas são dadas numa escala de cores. Veja a escala no lado direito da tela. Se desejar mudar as unidades nas quais a grandeza é mostrada clique sobre a escala.

Como exemplo, temos na imagem ao lado o gráfico das velocidades dos ventos de um ciclone sobre a ilha de Vanuatu, na Polinésia. A região em azul claro mostra velocidades de mais de 30 m/s e as regiões em verde, ao redor do ciclone, mostram velocidades de 12 m/s.

Se desejar uma previsão detalhada de um determinado local basta clicar sobre ele no mapa. Aparece um balão. Clicando sobre ele aparece um menu com os dados metereológicos e imagens de webcan. Veja na imagem abaixo o balão com as previsões para a próxima semana para a cidade de Niterói, Rio de Janeiro. A mesmo efeito pode ser conseguido digitando o nome da localidade na caixa de pesquisa.

Os dados geográficos têm uma grade mímima de 3,0 km e os dados metereológicos são fornecidos numa grande de 13 km x 13 km.


Visite Windyty.com e bom estudo!






Os gráficos do site oferecem excelentes exemplos de fenômenos onde se pode aplicar os conceitos de pressão e temperatura. Os efeitos que as regiões de alta e baixa pressão, por exemplo, provocam nos ventos dão motivos para discussões muito interessantes entre os alunos.

Nunca é demais ressaltar os benefícios que uma abordagem interdisciplinar pode trazer para uma melhor compreesão dos conceitos da Física.






Visite o canal do Windyty no YouTube. Vídeos interessantes sobre meteorologia. Para acessar clique aqui.






Informação via: The teacher List.ca.




Arquivo das postagens


19 de fevereiro - O Gerador...


20 de fevereiro - As partículas...


10 de março - A corrida para...


15 de março - A corrida para...


02 de abril - A gravitação no...


21 de abril - Mapas de todos...


01 de maio - Físicos do Brasil...


10 de maio - Físicos do Brasil ...


28 de maio - O conceito de ...


16 de junho - Princípio de fun...


28 de junho - Devagar com o...


12 de julho - Muito além da...


15 de agosto - Afinal, o que é...


29 de agosto - Le grand K...


13 de setembro - As ondas est...


05 de outubro - O espectro...


01 de novembro - O trabalho humano...


22 de dezembro - A matéria escura...


Postagens de 2016


Postagens de 2017


Postagens de 2018